domingo, 11 de dezembro de 2011

A oportunidade de Deus (Naum)





Naum, cujo nome significa “confortador” o elcosita, ele profetizou a Judá durante os reinados de Manassés, Amom e Josias. Seus contemporâneos foram Sofonias, Habacuque e Jeremias, número 34 no cânon das escrituras sua profecia é contra Nínive Sua mensagem por certo não era nenhum conforto para Nínive, mas para o verdadeiro povo de Deus, prenunciava alívio certo e duradouro de um implacável e poderoso inimigo. É de conforto, também, porque Naum não faz menção alguma dos pecados de seu próprio povo.

O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
Naum 1:7

Embora adorasse uma grande quantidade de deuses, muitos dos quais importados da Babilónia. Seus governantes invocavam esses deuses quando saíam para destruir e exterminar e seus gananciosos sacerdotes estimulavam suas campanhas de conquista, aguardando rica retribuição dos despojos. “Adoravam a força, e só dirigiam suas orações a ídolos colossais de pedra, leões e touros, cujos membros poderosos, asas de águia e cabeça humana, eram símbolos de força, coragem e vitória”.

“É decretado: ela será levada cativa, conduzida para cima; e as suas servas a acompanharão, gemendo como pombas, batendo em seus peitos”.
Naum 2:7

Ficou especialmente famosa durante os reinados de Sargão, Senaqueribe, Esar-Hadom e Assurbanipal, no período final do Império Assírio. Por meio de guerras e conquistas, enriqueceu-se com despojos e ficou famosa por causa do tratamento cruel e desumano que seus governantes infligiam à multidão de cativos.

“Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil”.
Naum 1:14

“Por causa da multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias”.
Naum 3:4

A adoração é única e exclusiva a Deus,caminhar tropeçando leva Deus a se afastar do homem.

Fonte:Ancient Cities W. B. Wright Cidades antigas,Bibliotecabiblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário