Ministros ditos “reformadores”, que na maioria deles são calvinistas, estão ludibriando os crentes. Isso acontece por causa do crescimento e descrédito da teologia da prosperidade e pessoas estão deixando igrejas pentecostais ou neopentecostais e migrando para igrejas ditas “Reformadas”.
O que prega o calvinismo? Em primeiro lugar, é preciso saber os cinco pontos pregados por essa doutrina: Depravação Total; Eleição Incondicional; Expiação Limitada, Graça Irresistível e Perseverança dos Santos; formando o termo inglês: TULIP.
Mas o que os cinco pontos do calvinismo têm com a predestinação? O que é predestinação?
De acordo com os calvinistas, Deus primeiro elege e decreta alguns para salvação. Em suma, Deus escolhe alguns para ser salvos e outros para ser condenado ao inferno.
O termo predestinar significa: destinar com antecipação ou escolher para um certo destino. Existem quatro momentos da predestinação: O envio do Senhor Jesus por Adonai para redimir todos os pecadores; o destino de Israel de reconhecer Jesus como Messias; o destino daqueles que recebem Jesus como Senhor e Salvador e o destino dos ímpios que não receberem Jesus. Está escrito:
“Vão pelo mundo e pregue o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. ” (Marcos 16:15-16).
Outro versículo que desfaz toda a doutrina da predestinação pregada pelos calvinistas e pseudo reformadores é este: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que crer não pareça, mas tenha a vida eterna. ” (João 3:16).
Cristo morreu por toda humanidade e deseja salvar a todos. A palavra “todos” é sem limite. Se Deus quisesse limitar a salvação, iria escolher outra palavra. Está escrito: “ Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. ” (Tito 2:11). Também está escrito: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. ” (I João 2:2).
A falácia desses ministros calvinistas é o seguinte: “Ouvindo isso os gentios, alegraram-se e bendisseram a Palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna. ” (Atos 13:48). A palavra “designados”, em algumas traduções está escrita predestinados. Mas o que o escritor de Atos quis dizer?
O escritor e médico, doutor Lucas, usou o termo grego (τεταγμένοι), transliterado para tetagmenoi, ou seja, pretérito perfeito do termo tasso, que significa designar, comandar, instituir, constituir, apontar, determinar, tomar conselho, resolver, estar dispostos.
Outro versículo que os doutrinadores do calvinismo usam é este: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. ” (Efésios 1:4-6).
Esses pseudo reformadores afirmam que Paulo foi o apóstolo da “predestinação” e os calvinistas ratificaram com os cinco pontos, a saber, TULIP. O que este versículo quer dizer é o seguinte: o termo predestinar no grego é proorisas (προορίσας), que significa antes do horizonte, mas essa promessa é para a igreja. Esta são pessoas que receberam Jesus como Senhor e Salvador e não pessoas específicas ou “especiais”.
O princípio da hermenêutica é: A Bíblia responde a si própria. Mas neste versículo apresentado, a palavra (proorisen) aqui é a igreja recebe Jesus como Senhor e Salvador e o destino delas é predestinada a ser incorruptível como Cristo, ou seja, tornar-se corpo glorioso. Enfim, a predestinação fatalista elimina a graça e a justiça de Deus.
Veja três historias diferentes que leva em si reflexão A Bíblia diz que saindo Ló de Sodoma e Gomorra foi habitar em Zoar ele e suas duas filhas habitaram numa caverna (Gn:19.30)Por terem saído fugidos não sabiam para onde ir pois sua cidade tinha sido destruído devido muitos pecados ali cometido. Toda sua vida ficou para trás, inclusive sua mulher pois virou uma estátua de sal por ter olhado para trás e não ter obedecido ao anjo do Senhor que os acompanhava. No livro de Josué 10 diz: :"...ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles. Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirão, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis e a Debir, rei de Eglom, dizendo. Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeom, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de ...
Comentários
Postar um comentário